Curiosidades - Art of Fighting Cronologia

Desde o lançameto de The King of Fighters 94, a cronologia da SNK ficou meio que bagunçada. Após o sucesso de Geese em Art of Fighting 2 e Ryo Sakazaki em Fatal Fury Special, a SNK percebeu que seria uma excelente pedida fazer um crossover com seus personagens. Com essa ideia, foi criado o game The King of Fighters 94. Estavam presentes novos lutadores criados para o jogo, outros de séries menos populares, mas o intuito da SNK era preparar um mega confronto de duas das suas principais 3x franquias, as séries Fatal Fury e Art of Fighting (A outra era Samurai Shodown). Com isso, poderíamos ter o sonhado embate de Terry, Andy e Joe, contra Ryo, Robert e Takuma... E também trazer outros personagens populares das séries, como Mai, Kim, Yuri e King.


Porém a SNK teria um problema em suas mãos... A turma de Art of Fighting era aproximadamente 10-16 anos mais velhos que a turma de Fatal Fury. E quais seriam as opções para a empresa resolver isso? 


1-) Ignorava a idade dos personagens e esqueceria quase toda a história de Fatal Fury e Art of Fighting;
2-) Manteria a idade dos personagens, deixando a galera de Art of Fighting mais velha;
3-) Colocaria Terry e cia mais jovens do que em Fatal Fury e com isso mudaria praticamente nada a aparência dos personagens de AOF;


No mais, a SNK escolheu a primeira opção e resolveu dar um reboot na sua nova e principal franquia, fazendo com que Ryo, Robert, Takuma, Yuri, King e etc, ficassem cerca de no mínimo 10 anos mais novos... Porém, como assim um Reboot? Ela simplesmente esqueceu quase todos os acontecimentos de Art of Fighting e Fatal Fury... Ou seja, em The King of Fighters, vários acontecimentos acontecidos na série Art of Fighting foram esquecidos, assim como da franquia Fatal Fury. Porém os acontecimentos nas séries citadas não foram alterados. A grande prova disso é Garou Mark of the Wolves, que continuou a saga Fatal Fury após os acontecimentos do primeiro Real Bout.
Por isso, podemos dizer que temos dois universos paralelos dentro da SNK: O da série King of Fighters e o das séries Fatal Fury e Art of Fighting... Bem confuso, não?


Ainda sim, aqui vai uma dica de como entender melhor esses dois universos. Quem é fã de animes, sabe que no popular Dragon Ball Z temos dois universos diferentes: O presente de Goku que todos nós acompanhamos e o futuro de Trunks, que foi revelado durante a série. Mesmo com os acontecimentos no presente, o futuro de Trunks não foi alterado, com isso, temos duas histórias para uma série.
Ou seja, voltando para a a SNK...


The King of Fighters: Os personagens de Art of Fighting estão na mesma idade dos personagens de Fatal Fury e alguns dos acontecimentos de ambas as séries foram anulados.


Art of Fighting e Fatal Fury: Mantém as idades dos personagens em suas séries, assim como todos os acontecimentos nessas sagas.


Para muitos, a SNK simplesmente ignorou toda a história das séries visando apenas dinheiro, porém sabemos que no mundo dos games, sobrevive o mais lucrativo. Ainda mais com o encerramento precoce dos jogos da franquia Art of Fighting, mais do que nunca, a SNK resolveu com o tempo, adotar a cronologia de The King of Fighters como a oficial, porém jamais poderemos descartar as histórias criadas para Terry, Andy, Joe, Ryo, Robert, Takuma e todos os outros personagens da série.


Segue abaixo, o visual de Ryo Sakazaki e Robert Garcia em NEO GEO Battle Coliseum, como os personagens deveriam ser na cronologia de KOF, um pouco mais velhos, porém sem perder a essência.

Bem legais, não acham?
Share by: