Sony e RTS, uma nova empresa de esportes eletrônicos, adquiriram o prestigioso torneio de jogos de luta Evo por meio de "uma parceria de esportes eletrônicos. Os termos da aquisição não foram divulgados “devido a compromissos contratuais”.
“Os jogos de luta têm sido uma parte vital do legado do PlayStation e de nossa comunidade desde o início, e estamos entusiasmados com a parceria com a Evo ao longo dos anos”, disse Steven Roberts, vice-presidente de jogos competitivos globais da Sony Interactive Entertainment, em um Comunicado de imprensa. “Esta aquisição conjunta com a RTS marca um novo capítulo de colaboração com os cofundadores da Evo, Tom e Tony Cannon, e sua comunidade apaixonada de fãs de jogos de luta.”
Tom e Tony Cannon também compartilharam uma mensagem para a comunidade Evo sobre a aquisição. “A nova parceria tem o compromisso de trazer torneios incríveis e experiências de jogos competitivas de volta para você este ano e depois”, disseram eles.
As organizações também anunciaram que o Evo estará de volta este ano como Evo Online, uma competição de jogos de luta virtual que acontecerá de 6 a 8 de agosto e de 13 a 15 de agosto. Os jogadores podem competir em torneios de Guilty Gear Strive, Mortal Kombat 11: Ultimate, Street Fighter V: Champion Edition e Tekken 7.
“Nossa equipe coletiva está focada em uma missão: preservar a autenticidade do Evo para a comunidade de jogos de luta e encontrar maneiras criativas, junto com nossos fãs, de fazer o torneio crescer e tornar seus eventos e transmissões mais divertidos, envolventes e acessíveis do que nunca, ”Sony disse em seu blog. “Basicamente, o Evo continuará sendo o que sempre foi: uma competição de formato aberto que dá aos fãs de jogos de luta de diferentes países a chance de se conectar, testar suas habilidades e fazer novas amizades”. Os Cannons permanecerão “intimamente envolvidos em um papel consultivo”, de acordo com a Sony.
A propriedade da Sony não significa de repente que você verá todos os eventos do PlayStation, aliás - o organizador da comunidade de jogos de luta de longa data e cara do Evo bizdev Mark “MarkMan” Julio diz que o torneio será aberto a todas as plataformas, e a Nintendo disse o jornalista de jogos Stephen Totilo que ainda está considerando oportunidades de Evo para o Smash Bros.
Parece que o Evo ainda estará aberto para jogos em outras plataformas. Quanto ao Smash? A Nintendo diz que deseja o melhor aos fundadores. E um representante acrescenta: "Continuaremos avaliando o Evo e outras oportunidades, pois planejamos futuras atividades online e offline do torneio Super Smash Bros.
No ano passado, Evo estava programado para acontecer online no verão por causa da pandemia COVID-19, mas foi cancelado depois que o cofundador e presidente Joey Cuellar foi acusado de má conduta sexual.
“Queremos reafirmar que assédio ou abuso de qualquer tipo não tem lugar no Evo ou em qualquer um de nossos eventos futuros, e estamos tomando todas as precauções para garantir que os membros de nossa comunidade sejam sempre tratados com o respeito, dignidade e decência que você merecem ”, disseram os Cannons em seu comunicado.
O Evo será operado pela nova joint venture entre a Sony e a RTS, a nova joint venture da Endeavor. (Endeavor oferece representação de talentos, serviços de gerenciamento de eventos e outros serviços para esportes, entretenimento e outras indústrias.)
“Evo é uma comunidade única e icônica diferente de qualquer outra no espaço de jogos de luta, e estamos orgulhosos de fazer parceria com a equipe SIE e as lendas que são Tom e Tony - bem como Mark Julio como Chefe de Desenvolvimento de Negócios - para ajude a crescer Evo ”, disse Stuart Saw, CEO da RTS, em um comunicado.