Hardware - NEO GEO AES

SURGIMENTO DO MONSTRO 

O NEO GEO AES foi o primeiro console lançado pela SNK, no ano de 1990. O AES era uma versão idêntica da placa MVS, que era utilizada pela empresa nos arcades. 

Durante o início dos anos 90, os consoles tinham muitas dificuldades de fazer versões idênticas aos jogos lançados no fliperama, sempre com versões "capadas" dos jogos. Porém o NEO GEO AES era exatamente o contrário, já que o console usava a mesma placa dos arcades. 

Porém ao usufruir de uma tecnologia tão mais avançada, o NEO GEO AES acabou sendo um console extremamente caro e seus jogos custavam quase o preço do console, o que acabou afastando muitos jogadores casuais. 

Porém apesar de possuir seus próprios títulos, a SNK fechou diversos acordos com várias empresas durante a produção do console, como Capcom, Konami, Eletronic Arts e outras gigantes... A expectativa era muito grande, pois o poderio do console era bem superior aos concorrentes da época (Super Nintendo e Mega Drive), que eram video-games de 16-bits e o NEO GEO AES foi anunciado como o único console de 24-Bits. Porém ao ser levado para produtoras, foi descoberto que na verdade o NEO GEO AES era um console de 16-bits, com um chip auxiliador de 8-Bits. Com isso, as empresas abandonaram a SNK, deixando a nossa produtora a ver navios, após um grande investimento.  

Com isso, apesar da desistência de outras produtoras, a SNK continuou com o NEO GEO AES por longos 14 anos, lançando inúmeros jogos próprios para o console e ainda assim contou com a parceria de outras empresas que não desistiram do NEO GEO AES, como a Taito e ADK. 

Atualmente, o NEO GEO AES ainda é encontrado em sites de leilões e vendas de usados, cada vez tornando-se mais raro. Não é fácil achar um console muito bem conservado com caixas e manuais e quando se acha um ou outro, não é pedido menos de R$ 2500,00. Alguns jogos chegaram a valores fora da realidade, como Garou Mark of the Wolves (Por volta de R$ 7.000,00) e Metal Slug 3 (Aproximadamente R$ 16.000,00). 

ESPECIFICAÇÕES

  • CPU: Motorola 68000
  • Frequência de clock: 12 MHz 
  • Barramento: 16 bits (CPU secundária: Zilog Z80 a 4 MHz [8-bit])
  • Resolução: 320 x 224 (304x224 sem as bordas de 8 px)
  • Paleta de cores: 65.536 (16-bit de cores)
  • Cores simultâneas na tela: 4.096 (12-bit de cores)
  • Sprites: 380 simultâneos, com um tamanho mínimo de 1x2 e tamanho máximo de 16 x 512
  • Número de planos de jogo: 3
  • Proporção: 4:3
  • Áudio: Yamaha YM2610
  •  Memória RAM: 640 Kb (principal), 680 Kb (video RAM), 16 Kb (para o Z80)
  • Fonte: Adaptador DC 5 V (sistemas antigos), Adaptador DC 9 V (sistemas novos)
  • Consumo: 8 W (sistemas antigos), 5 W (sistemas novos)
  • Armazenamento Removível:
  • Cartão de memória de 2 Kb ou compatível com qualquer cartão de memória JEIDA de 68 pinos ver.3 (Doméstico)
  • Cartão de memória de 116 pinos (Arcade)
  • Saídas de áudio e vídeo: RF, vídeo composto, RGB (opcional)
  • Largura: 32,5 cm
  • Altura: 6 cm 
  • Profundidade: 23,7 cm
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