Hardware - NEO GEO Hyper 64

O Hyper NEOGEO 64 foi a resposta da SNK para um novo mundo onde tudo era relacionado ao 3D. Com a chegada de consoles como o PlayStation e o Nintendo 64, a moda do realismo "pegou de vez para a época", deixando a SNK de mãos atadas, já que a MVS não era capaz de produzir gráficos dessa linhagem.

Com isso, no ano de 1997, a SNK lançou a sua nova placa, o Hyper NEOGEO 64, concorrente direto da SEGA Model 3 e da Namco System 12. Porém o sistema não emplacou. Os jogos da franquia Samurai Shodown foram considerados extremamente fracos em relação os lançamentos anteriores. Já Fatal Fury Wild Ambition até ganhou uma versão para PSX, que mesmo com gráficos inferiores ao Arcades, trouxe dois novos personagens, além de uma fantástica abertura em CG.
Porém devido as críticas e os maus resultados nos Arcades, a SNK encerrou as atividades da placa em 1999, ficando apenas com a MVS. Nessa época, a SNK perderia logo em seguida mais de 60 funcionários para sua rival, a Capcom, incluindo o mestre designer Shinkiro, um dos grandes nomes da empresa.

A SNK não soube trabalhar muito bem com o Hyper NEO GEO 64, pois a mesma poderia aproveitar a evolução de uma placa como o HNG64 e lançar seus Kofs em 2D pelo próprio Hardware, aproveitando melhor algumas limitações que aconteciam devido a inferioridade da MVS. Porém a SNK não teve esta visão, lançado somente jogos em 3D. Ao total foram 7 games, começando com o divertido Road's Edge e encerrando com o não tão popular game de luta Buriki One, que ficou mais conhecido por trazer Ryo Sakazaki com um novo visual e usando seu nome de Mr.Karate II.
O Hyper NEO GEO não fez muita falta e pouco é lembrado pelos fãs da SNK. Há quem diga que este foi um dos grandes erros que a empresa cometeu, que ajudaram na falência da mesma no ano de 2001, sendo fundada posteriormente com o nome de SNK Playmore, no ano de 2003.
 
LISTA DE JOGOS
 
  • Beast Busters: Second Nightmare
  • Buriki-one
  • Fatal Fury Wild Ambition (Garou Densetsu Wild Ambition no Japão)
  • Road's Edge (Round Trip RV no Japão)
  • Samurai Shodown 64 (Samurai Spirits 64)
  • Samurai Shodown 64: Warriors Rage (Samurai Spirits: Asura Zanmaden)
  • Xtreme Rally
 
ESPECIFICAÇÕES

CPU #1 (main): 100 MHz NEC VR4300 (64-bit MIPS III)
CPU #2 (auxiliary, handles audio I/O): V53@16 MHz 16-bit microcontroller (V33 superset)
CPU #3 (auxiliary, handles communications I/O): KL5C80A12CFP@12.5 MHz 8-bit microcontroller (Z80 compatible)
Sound chip: 32-channel PCM wavetable audio, with maximum sampling frequency of 44.1 kHz (CD-quality) and 32 MB of wavetable RAM


VISOR

    Color Palette: 16.7 million
    Maximum Colors On-Screen: 4,096
    3D Branch: 96 MB vertex memory, 16 MB maximum texture memory
    2D Sprite Branch: 60 frames per second animation, 128 MB character memory

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