O jogo
The King of Fighters 97 não teve uma evolução drástica no game, como aconteceu do episódio 95 para o 96, porém muita coisa que foi usada como teste em The King of Fighters 96 foi aprimorada em Kof 97. A começar pelo sistema de jogo, antes era apenas o mesmo
visto em Kof 94 e 95, adicionando a esquiva em forma de rolamento e a corrida no lugar do Dash.
Em Kof 97 temos a evolução neste conceito, já que o sistema pode ser divido em dois modos:
Extra ou Advanced. No primeiro citado temos algo praticamente idêntico ao que foi vistonos dois primeiros games da franquia. A barra de POW é carregada pelo usuário e ainda é possível executar a esquiva lateral e o dash (Movimento que consiste em um impulso para trás ou para frente). Para aplicar os Super Danger Moves é necessário estar com a barra de POW totalmente completa, além de sua barra de energia estar perto do fim.
Já o sistema Advanced é uma mistura de elementos de The King of Fighters 96 com algumas mudanças. A barra de POW é estocada em até três níveis, sendo que a mesma não pode ser carregada, sendo preenchida ao executar alguns golpes ou ser atingido pelo adversário. Ao estocar ao menos um nível da barra, o Danger Move pode ser executado a qualquer instante. Para executar o Super Danger Move é necessário ter ao menos dois níveis da barra de especial, sendo ativado com os botões de soco fraco + chute fraco + soco forte, que é o comando semelhante ao carregamento do modo EXTRA. Ao ativar a barra de POW, caso tenha ainda mais dois estoques da mesma barra, é possível executar por duas vezes os SDM, diferentemente do Modo EXTRA, no qual precisa ser carregado novamente. Tanto no modo Extra como no Advanced, ao ativar a barra de POW os golpes se tornam mais eficientes, causando um dano muito maior ao adversário.
Outra novidade muito bem elaborada em The King of Fighters 97 é o sistema de doação de nível de estoque da barra de POW, que ocorre de acordo com o relacionamento entre os personagens. Há três níveis desse modo, o emoticon feliz, o emoticon normal e o zangado, porém como isso funciona? E você escolhe personagens que tenham bons relacionamentos entre si, eles doam um nível de especial extra ao que terminou o lutador que foi derrotado: Caso você escolha Andy Bogard, por exemplo, e o mesmo perde o round, caso você tenha Mai ou Terry como próximo personagem, Andy não só doará seus estoques de Danger Moves, como cederá um de forma extra, como limite máximo de três níveis... Se por acaso ao forderrotado, tenha um personagem sem algum tipo de relacionamento especial, como Kensou, por exemplo, é mantido o estoque atual Andy já tinha armazenado. Mas caso seja um lutador que tenha um relacionamento conturbado, no caso explicado, como Billy Kane ou Yamazaki, Andy não doará nenhum nível de Danger Move e ainda serão retirados todos os níveis restantes.
Com isso para uma melhor estratégia não basta apenas escolher o personagem, mas também saber escolher a ordem e o relacionamento entre eles, já que um trio com Terry, Andy e Mai, por exemplo, se for escolhido da mesma ordem apresentada, cada um doará um nível extra de estoque para em cada momento em que for derrotado, aumentando a possibilidade de encaixar poderosos danger moves.