Reviews - The King of Fighters 97 Global Match

Introdução 

Após muitos e muitos pedidos dos fãs da SNK, a empresa finalmente deu ouvido aos seus jogadores e lançou The King of Fighters 97 Global Match, para PlayStation 4, PS Vita e PC (Via Steam). O jogo é a versão clássica de KOF 97, com alguns modos de jogo extras, que iremos detalhas agora para todos vocês;

O que temos de novo? 

KOF97 GM trouxe como principal novidade a jogatina online, ausente em todos os KOFs clássicos lançado nos consoles da atual geração. Agora é possível descolar grandes batalhas pelo mundo todo, seja com desconhecidos ou amigos. Além do opção mais esperada, ainda temos filtros gráficos para melhorar o visual, seção gallery, seção com os troféus, rankings, menu totalmente em português e configurações gerais. 

O jogo seguiu bastante o estilo dos games lançados com partidas online, estes que são: Garou Mark of the Wolves, The Last Blade 2 e Samurai Shodown V Special, excetuando apenas a sentida ausência do modo pratice.
Modos de Jogo 

  Diferente de todas as versões da Hamster Corporation com a sua linha ACA NEOGEO, o principal atrativo dessa versão é a possibilidade de termos jogatinas online. Mais uma vez a Code Mystics ficou responsável pelo netcode, no qual aconteceu com os outros clássicos com partidas online.

Além de principal modo de jogo, ainda temos algumas outras opções clássicas: Jogo em equipe (3 VS 3 Arcade), Versus Equipe (3 VS 3 local), Jogo Individual (Famoso Single Arcade), Versus Individual (1 VS 1 local), Sobrevivente Pontuação (Survival somando pontos) e Sobrevivente Tempo (Survival com Time Attack). Eles são na verdade, todos os modos da versão caseira de The King of Fighters 97, lançado para o NEO GEO AES. 
Porém assim como na versão original, não temos um modo pratice para treinar nossos combos. Realmente é algo a se lamentar, já que a maioria dos jogadores gostam de praticar combos nesse modo, mesmo ainda em games mais antigos.

Além dos modos de jogo clássicos apresentados, temos uma seção Galeria com imagens oficiais da série, além dos finais dos times Fatal Fury, Art of Fighting, Hero Team e etc. 
Gráficos, Som e muita, muita diversão. 

  Como a série The King of Fighters tinha acabado de receber um belo update, a parte gráfica da versão 97 teve poucas mudanças em comparativo com Kof 96. The King of Fighters 97 recebeu algumas críticas pelo downgrade dos cenários, que tiveram sua qualidade questionada por alguns fãs. Cores repetitivas e o excesso de vermelho deixaram alguns jogadores irritados, mesmo com a beleza do cenário no principado de Mônaco, ainda sim ocorreu uma chuva de reclamações na época de lançamento. 

Os finais, artworks in game e artes oficiais mantiveram o padrão clássico da série, sem muito alarde, apenas trazendo tudo aquilo que os fãs já estavam acostumados a receber da empresa. 

Um quesito da parte gráfica bastante elogiada pelos fãs foi o design dos personagens criados para o game, no quais ficaram com um excelente visual, em especial, para o trio dos reis de Orochi.    

Já na parte sonora do game, há muito para se criticar e muito para se elogiar. O game consegue ao mesmo tempo trazer músicas marcantes, como Esaka Forever, Still Green, Blue Mary’s Blues... Todas as músicas são fantásticas, sejam elas em OST ou AST, porém essas músicas só tocam quando os respectivos personagens estão em combate... Sim, é isso mesmo, se você, por exemplo, colocar em uma batalha Terry VS Ryo, a música tema de Terry tocará enquanto ele estiver em batalha. Porém se caso tenha uma batalha de personagens sem temas musicais presentes, simplesmente uma “bandinha de fundo” começam a tocar músicas simples, sem arranjos e entediantes. Há um detalhe ainda mais intrigante, mesmo que você esteja com um personagem que tenha algum tema musical, mas esteja jogando no modo 1 Player, a música não tocará, e sim, apenas a música que estiver com um personagem do CPU, sendo assim, caso você não enfrente um determinado personagem que não tenha sua música, voltam aquelas malditas “bandinhas de fundo” tocando marchinhas de desfile... Simplesmente abominável... 

Apesar da falha grotesca acima, nada, nada atrapalha a fantástica diversão deste game. Sabemos que The King of Fighters 2002 é preferido para contras nos fliperamas (Pelo menos aqui no Brasil), que The King of Fighters 94 é respeitado por ser o primeiro KOF oficial e que a maioria dos fãs prefere The King of Fighters 98 como game favorito da série. Mas ninguém pode negar que se existe um KOF que marcou época, este foi a quarta versão do game. The King of Fighters 97 não trouxe apenas uma jogabilidade agradável, músicas viciantes, um fantástico enredo e um miscle de personagens interessantes, trouxe uma fila de viciados fãs que gastavam toda sua grana para desfrutar de batalhas nos Arcades, colocando a dica para habilitar Orochi Iori e Orochi Leona, batalhas com muitas emoções, finais secretos, combos apelativos e muito mais coisas, fizeram com que a franquia The King of Fighters se tornasse o topo dos games de luta, a junção de tudo que era necessário para divertir um fighting game, trazendo inúmeras alegrias e jogatinas para os fãs da série. 
 

Finalizando... 

  Se você é apaixonado por jogos de luta, KOF 97 é mais do que obrigatório... Com inúmeros pontos positivos, KOF 97 foi o ápice da série, que juntou diversos elementos da franquia fazendo um KOF quase perfeito. É certo que há falhas em KOF 97, porém excluindo o fato de não termos músicas em alguns momentos, todos os erros são perdoáveis e alguns se tornaram até clássicos, como alguns glitchs e bugs do game. The King of Fighters 97 é um ótimo jogo, seja para você tirar rachas com seus amigos ou para conhecer o fim da fantástica história que envolveu não só os personagens da trama, mas todos os amantes da saga Orochi que adoraram o fim digno que este arco recebeu. 
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