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Yasuyuki Oda confirma que novo Samurai Shodown está em produção!

AhlexTerry • August 7, 2023

Entrevista ao portal 4gamer revelou novo Samurai Shodown (que não será um fighting game) além de outras novidades.  

O nome que representa a SNK, Yasuyuki Oda, respondeu diversas perguntas do portal 4gamer, falando sobre o novíssimo Fatal Fury, KOF XV e também sobre um novo jogo da franquia Samurai Shodown, que estaria em pré-produção.


Nossos amigos da excelente página "Power Geyser" traduziram a entrevista e nós vamos republicar aqui para vocês:


4Gamer: Com licença. Por favor, faça uma breve apresentação de si mesmo, Sr. Oda.


Oda: De fato, trabalhei na SNK duas vezes. Primeiro, por volta de 1993, fui membro da equipe que desenvolveu a série de jogos de luta "Fatal Fury" e "Art of Fighting". Inicialmente, eu era um artista, desenhando os sprites dos jogos, mas depois comecei a trabalhar como designer e diretor de jogos.

Em seguida, após o lançamento de "Garou: Mark of the Wolves" em 1999, mudei-me para a desenvolvedora Dimps em Osaka em 2000. A segunda vez que entrei na SNK foi em 2014, quando fui abordado por Eikichi Kawasaki, o fundador. Assim, participei do desenvolvimento de "The King of Fighters XIV" desde o início.


4Gamer: A sede da empresa foi transferida em março de 2023. Houve alguma mudança no ambiente de desenvolvimento devido a isso?


Oda: Acredito que muitos funcionários estão achando mais fácil ir trabalhar agora, pois a nova sede fica próxima da Estação de Shin-Osaka. Atualmente, estamos realizando o desenvolvimento do jogo em formato misto, com trabalho presencial e remoto. Com a melhoria das instalações e maior comodidade do novo prédio, percebo que mais pessoas têm preferido trabalhar presencialmente.


4Gamer: E o Sr. Oda? Como tem sido para você?


Oda: Estou começando a me acostumar com tudo. No começo, sentia uma sensação desconfortável, como se estivesse viajando a trabalho em algum lugar (risos).


4Gamer: Com a mudança do proprietário da empresa, houve alguma mudança no desenvolvimento de jogos?


Oda:Não, do jeito que está sendo dito, parece que normalmente estamos fazendo as coisas pela metade. Independentemente do proprietário, sempre damos nosso máximo aqui (risos).


4Gamer: Alguma coisa ficou mais fácil de ser feita?


Oda:Nesse sentido, ficou mais fácil aumentar a equipe, então o ambiente de desenvolvimento está se tornando cada vez mais completo. Certamente, estamos conseguindo contratar mais desenvolvedores. Quando entrei na empresa em 2014 e fundei a equipe de jogos para consoles, tínhamos apenas 5 pessoas no primeiro mês. Dentro do mesmo ano, expandimos para cerca de 30 a 40 pessoas, incluindo aqueles que foram transferidos da equipe interna de desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Agora, a equipe de consoles em Osaka possui mais de 150 pessoas, o que demonstra um crescimento rápido.


4Gamer:Embora você apareça frequentemente nos meios de comunicação como o produtor dos títulos da SNK, qual é sua principal função?


Oda: Tenho o cargo de chefe do departamento de desenvolvimento em Osaka, portanto, supervisiono todos os títulos em desenvolvimento nesta região. Cada título tem seu próprio produtor e diretor, então estou em uma posição um nível acima deles.


4Gamer:Mas, em relação aos jogos de luta, você também é o produtor, certo?


Oda:Nesse caso, é quase como uma inércia. Como comecei meu envolvimento com o desenvolvimento de jogos de luta desde o início, acabei permanecendo nessa posição até hoje.


4Gamer:Na EVO 2023, foi anunciado oficialmente o título "Fatal Fury: City of the Wolves". Como está o progresso do desenvolvimento?


Oda:A parte essencial de um jogo de luta está em um estágio razoavelmente avançado. Cerca de 7 a 8 personagens jogáveis já têm suas ações prontas e estão em um estado em que podem ser controlados. Agora, entraremos na fase de produção em massa e trabalharemos em outras partes do jogo. Ao mesmo tempo, também estamos criando vários modos de jogo. Se tudo estiver bem, vai correr normalmente.


4Gamer:Qual é o feedback até agora?


Oda:Pelo que vejo nas reações dos membros da equipe, acho que todos estão sentindo que o projeto está andando positivamente.


4Gamer:A propósito, por que você decidiu criar um novo título da série "Fatal Fury" neste momento?


Oda:Além de eu mesmo ser proveniente da equipe original de "Fatal Fury", o primeiro título lançado quando a antiga SNK estava progredindo com o NEOGEO foi o "Fatal Fury" original. É um título emblemático para a SNK, e consideramos que este é o momento ideal para lançar uma continuação, com a atual "segunda era" da SNK, e estamos trabalhando com todo nosso empenho nisso.


4GamerA SNK tem uma missão declarada de se tornar uma das 10 principais empresas de jogos em 10 anos. Você acredita que isso contribuirá para esse objetivo?


Oda:Atualmente, existem muitos títulos de jogos de luta sendo lançados, então, antes de tudo, queremos garantir que não fiquemos para trás. Na era atual, é difícil entrar no top 10 com apenas um jogo de luta, mas espero que possamos construir e lançar jogos com a essência da SNK todos os anos.


4Gamer:Como vocês planejam divulgar o novo "Fatal Fury" no futuro?


Oda:Ainda não está decidido claramente, mas a partir de 2024, acredito que começaremos a divulgar de forma mais ampla. Se houver grandes eventos onde os jogadores de jogos de luta se reúnem, gostaríamos de disponibilizar uma versão jogável lá.


4Gamer:Então, por favor, nos informe sobre outros títulos. Em relação a "THE KING OF FIGHTERS XV", há planos para futuras atualizações?


Oda:Vamos adicionar três personagens até o final de 2023. Em agosto, "Najd", no outono, "Duo Lon", e mais um no inverno, totalizando três personagens. Além disso, no outono, faremos ajustes de equilíbrio nos personagens e planejamos continuar com atualizações.


4Gamer:E quanto a "SAMURAI SHODOWN"? Por exemplo, há planos para uma sequência?


Oda:"SAMURAI SHODOWN" está em uma fase muito inicial, ainda mais como um rascunho, mas estamos pensando em algo diferente do gênero de jogos de luta.


4Gamer:Tipo um spin-off?


Oda:Mais do que um spin-off, acho que "SAMURAI SHODOWN" se encaixa melhor em um tipo de ambiente focado em mundo e ambientação.


4Gamer:Certo, falando em "SAMURAI SHODOWN", houve o beta test de rollback netcode. Como estão as coisas desde então?


Oda:Estamos atualmente na fase final de ajustes. O sistema gráfico é mais complexo do que o de KOF XV, então foi um pouco complicado, mas parece que finalmente estamos chegando a uma solução. Ainda acreditamos que é um jogo muito jogável, então por favor, aguardem com expectativa.


4GamerEntendo. Também a partir de suas declarações, você mencionou que gostaria de fazer algo com IPs clássicos da SNK, como "Ikari", "Metal Slug", "Athena", "Psycho Soldier", entre outros. Se houve alguma evolução específica ou visão que você está buscando, por exemplo, um reboot de um IP ou uma remasterização fiel dos títulos passados, por favor, nos informe.


Oda: Já estamos trabalhando em dois IPs que você mencionou. Ainda estamos criando protótipos e avaliando se eles se tornarão algo bom ou não.


4Gamer:E qual é a direção que vocês estão buscando? Por exemplo, haverá uma reformulação de IP, ou talvez uma remasterização fiel dos títulos passados? Imagino que haja várias abordagens possíveis.


Oda:Basicamente, estamos criando coisas novas e revigorando os IPs. Em alguns títulos, estamos tentando algo como uma evolução legítima do IP, enquanto em outros, que originalmente eram jogos de fliperama, se transformariam em jogos de consoles atuais, para torná-los mais acessíveis ao público contemporâneo, mantendo a fidelidade ao mundo e à atmosfera original.


4Gamer:Para aqueles que estão ansiosos pelos títulos que está trabalhando, incluindo o novo "Fatal Fury" (FATAL FURY: City of the Wolves), gostaria de enviar uma mensagem?


Sr. Oda: Finalmente conseguimos anunciar "Fatal Fury: City of the Wolves" como a mais recente adição à série "Fatal Fury". Neste título, destacamos significativamente a cidade fictícia de South Town, que serve como cenário tanto para Fatal Fury quanto para Art of Fighting. Você pode sentir isso já no teaser trailer que lançamos simultaneamente.


Além disso, no título anterior da série "Fatal Fury" (Garou: Mark of the Wolves), optamos por não usar a palavra "伝説" (Lenda) porque estávamos projetando o futuro na época do desenvolvimento. Não poderia existir uma lenda do futuro, não é mesmo? No entanto, agora, ao criar uma continuação para a série "Fatal Fury", que se concentra no passado, trouxemos de volta a palavra "伝説" (Lenda) no novo título. Aguardem ansiosamente por mais.


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