Anunciado no ano de 2020 como novo sócio majoritário da SNK, o príncipe saudita Mohammed bin Salman adquiriu 33,3% das ações da SNK, tornando-se o maior acionista da empresa. Através do grupo EGDC/MISK, ele pretende adquirir mais 17,7% em um futuro próximo, tomando conta de 51% das ações de toda a SNK.
Mas quem seria o príncipe mais rico do mundo?
Pouquíssimas pessoas fora da Arábia Saudita tinham ouvido falar de Mohammed bin Salman Al Saud antes de seu pai se tornar rei, no ano de 2015. Mas agora, o príncipe herdeiro de 36 anos é considerado o governante de fato do maior exportador de petróleo do mundo.
Pensando no crescimento do seu país e também mostrando sua paixão por games, ele não apenas comprou as ações da SNK, mas de empresas também consagradas do mundo dos jogos, como Capcom, EA, Take-Two e Actvision.
Um fato que impressiona bastante é o tamanho da fortuna de sua família, avaliada em um 1.8 trilhão de dólares (Pouco mais de 9 trilhões de reais na cotação atual), de acordo com a agência Reuters. Ele é dono da "casa" mais cara do planeta, comprada pela bagatela de 275 milhões de euros (Aproximadamente 1.6 bilhão de reais). Recentemente seu nome ficou novamente em pauta, ao adquirir o tradicional clube da Inglaterra, o Newcastle United, por 300 milhões de libras (Aproximadamente 2 bilhões de reais).
Quase todos os planos do príncipe são pensados para o Saudi Vision 2030: É um projeto para diminuir a dependência da Arábia Saudita em petróleo, diversificar sua economia e desenvolver setores de serviços públicos, como saúde, educação, infraestrutura, entretenimento e turismo.
Depois de tudo isso, será que ainda veremos aquele velho e chato questionamento de que a SNK vai falir em breve? Confira abaixo uma pequena galeria com alguns dos bens de Mohammed bin Salman Al Saud e sua família.
Projeto Saudi Vision 2030.
Castelo Chateau Louis XIV.
St. James' Park, estádio do Newcastle United.
Lamborghini Aventador Roadster banhado à ouro.